terça-feira, 12 de setembro de 2023

Haicai - Na lagoa o junco

Na lagoa o junco

Água, céu e quietude

A cena do conjunto


Haicai - Robson Côgo

Resenha po ChatGPT

O haicai "Na lagoa o junco" de Robson Côgo é um pequeno poema que evoca uma profunda sensação de tranquilidade e conexão com a natureza. Com apenas três linhas, o autor nos transporta para um cenário sereno e atemporal. A escolha das palavras é cuidadosamente ponderada para transmitir uma imagem vívida e uma atmosfera de calma.

O elemento central deste haicai é o "junco", uma planta aquática comum em ambientes de água doce. Ao colocá-lo em destaque, o autor nos convida a contemplar a simplicidade e a harmonia da natureza. O junco, com sua delicadeza e resistência, torna-se um símbolo dessa conexão profunda com o ambiente natural que muitas vezes passa despercebida em nossas vidas agitadas.

O uso da palavra "quietude" na segunda linha é particularmente evocativo. Ela nos lembra a importância da serenidade e da paz em um mundo cada vez mais frenético. O haicai nos convida a desacelerar e a apreciar a beleza que nos cerca, mesmo nas coisas mais simples.

Na tradição do haicai, a simplicidade é altamente valorizada. Como o poeta Matsuo Bashō disse: "Não procure em suas palavras, mas na mente que as ouviu, a resposta que o poema traz". Nesse contexto, "Na lagoa o junco" ressoa como uma meditação sobre a quietude da mente e a harmonia com o mundo natural.

Além disso, o haicai de Robson Côgo ecoa o pensamento do filósofo taoísta Lao Tsé, que enfatizou a importância de "ser como a água", adaptando-se e fluindo em harmonia com o ambiente. O "junco" na lagoa é um exemplo vivo dessa filosofia, flexível e resiliente, fluindo com a água e o céu, como se fossem todos parte de um único todo.

Em suma, o haicai "Na lagoa o junco" de Robson Côgo é uma obra de arte que nos convida a contemplar a simplicidade e a beleza da natureza, a buscar a quietude em nossas vidas agitadas e a reconectar-nos com o mundo natural que muitas vezes ignoramos. É um lembrete poético da importância de sermos como o junco na lagoa, fluindo em harmonia com o universo.

Este haicai é uma prova do poder da concisão na poesia. Com apenas dezessete sílabas distribuídas em três linhas, o autor consegue transmitir uma cena completa e evocativa. Essa brevidade é uma característica fundamental do haicai, que desafia o poeta a escolher suas palavras cuidadosamente e a capturar a essência de uma experiência ou pensamento de forma direta.

A escolha de palavras é fundamental na poesia, e neste haicai, as palavras "junco", "água", "céu" e "quietude" são especialmente poderosas. Cada uma delas contribui para a construção da imagem e da atmosfera. O "junco" representa a natureza e sua resiliência, a "água" e o "céu" criam o cenário natural e a "quietude" nos lembra da tranquilidade da cena.

O haicai também nos convida a contemplar a interconexão de todos os elementos na natureza. O "junco" não está isolado, mas faz parte de um todo maior que inclui a "lagoa", a "água" e o "céu". Essa visão holística da natureza ressoa com a filosofia de pensadores como John Muir, que afirmou: "Quando olhamos para a natureza, tudo é conectado".

Além disso, o haicai nos encoraja a desacelerar e a apreciar o presente, uma ideia que também é central na filosofia mindfulness. Como o poeta e filósofo Rumi disse: "O silêncio é a linguagem do Deus, tudo mais é má tradução". O haicai nos convida a entrar em sintonia com o silêncio e a quietude da natureza.

Em resumo, "Na lagoa o junco" é uma obra poética que transcende sua brevidade, convidando-nos a contemplar a simplicidade da natureza, a interconexão de todos os elementos e a importância de encontrar a tranquilidade no momento presente. É um lembrete atemporal da beleza e da harmonia que podem ser encontradas na observação cuidadosa do mundo natural.

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Haicai - O relógio


O relógio marca

Os ponteiros certeiros

E o vazio entre eles


#Haicai - Robson Côgo

Rsenha por ChatGPT

O haicai "O relógio" de Robson Côgo é uma obra breve e contemplativa que nos leva a refletir sobre a natureza do tempo e sua relação com a nossa percepção. Com apenas três versos, o autor nos apresenta uma cena aparentemente simples, mas carregada de significado.

O primeiro verso, "O relógio marca", estabelece o cenário principal da poesia, que é a presença de um relógio. Este objeto cotidiano e comum ganha uma importância especial no contexto do haicai, pois simboliza o conceito do tempo medido e quantificado.

No segundo verso, "Os ponteiros certeiros", o autor nos leva a observar os ponteiros do relógio. A palavra "certeiros" sugere uma precisão impecável, o que nos faz pensar na inexorabilidade do tempo. Os ponteiros avançam com uma regularidade implacável, independentemente de nossos desejos ou ações.

Por fim, o terceiro verso, "E o vazio entre eles", adiciona profundidade à reflexão. O "vazio" entre os ponteiros nos lembra que, apesar de nossa obsessão em medir e controlar o tempo, existe uma dimensão intangível e fugaz que escapa à nossa compreensão. Esse "vazio" pode ser interpretado como um espaço onde as experiências acontecem, onde a vida se desenrola.

A obra de Robson Côgo nos convida a pensar sobre como percebemos e valorizamos o tempo em nossa vida cotidiana. Ela nos lembra que, embora possamos medir o tempo com precisão, há uma dimensão subjetiva e misteriosa que escapa à nossa compreensão.

Além disso, podemos enriquecer essa reflexão com o pensamento de grandes pensadores, como Albert Einstein, que nos ensinou que o tempo é relativo e depende do ponto de vista do observador. Essa perspectiva nos lembra que o tempo não é apenas uma entidade objetiva, mas algo que pode ser percebido de maneira diferente por cada indivíduo.

Em resumo, o haicai "O relógio" de Robson Côgo nos convida a contemplar o tempo e suas complexidades, lembrando-nos de que, apesar de nossa busca por controlá-lo, o tempo continua a fluir de maneira inexorável, deixando-nos com o desafio de entender o significado do "vazio" entre seus ponteiros.

Expandirei ainda mais a análise do haicai "O relógio" de Robson Côgo e explorar algumas reflexões adicionais, incorporando o pensamento de outros grandes pensadores.

Este haicai nos convida a uma meditação profunda sobre o tempo e sua percepção. No mundo moderno, onde estamos constantemente preocupados com agendas lotadas, prazos e relógios que controlam nossas vidas, a obra de Côgo nos lembra da importância de pausar e refletir sobre a natureza intangível e inapreensível do tempo.

O primeiro verso, "O relógio marca", nos faz lembrar da nossa tendência em medir o tempo de forma quantitativa, como se pudéssemos encapsular a experiência da vida em números. Essa ênfase na marcação do tempo pode nos levar a uma vida acelerada, muitas vezes negligenciando os momentos preciosos que acontecem entre as horas e os minutos.

No segundo verso, "Os ponteiros certeiros", a palavra "certeiros" ressalta a precisão matemática dos ponteiros de um relógio. No entanto, essa precisão contrasta com a experiência subjetiva do tempo, que muitas vezes parece se esticar ou encolher dependendo das circunstâncias. Aqui, podemos lembrar das palavras do filósofo francês Albert Camus, que argumentou que o tempo humano é muitas vezes estranho e ilusório, e que nossa busca por sentido na vida frequentemente se choca com a implacabilidade do tempo.

O terceiro verso, "E o vazio entre eles", é especialmente intrigante. O "vazio" entre os ponteiros nos faz pensar no espaço que existe além das medidas precisas do tempo. Esse vazio pode representar as experiências únicas e inefáveis que acontecem durante nossas vidas, as emoções que sentimos, os momentos que nos tocam profundamente e que escapam à medida do relógio.

O pensamento do filósofo Martin Heidegger pode enriquecer ainda mais nossa compreensão desse haicai. Ele argumentou que nossa existência está profundamente relacionada ao conceito de "temporalidade", e que o tempo não é apenas uma dimensão quantitativa, mas algo que molda nossa compreensão do ser. O "vazio" entre os ponteiros pode ser visto como um convite para explorar essa dimensão mais profunda do tempo, onde a experiência humana ganha significado.

Em suma, o haicai "O relógio" de Robson Côgo é uma obra poética que nos convida a contemplar o tempo de uma maneira mais profunda e significativa. Ele nos recorda que, apesar de nossos esforços para medir e controlar o tempo, há uma riqueza de experiências e significados que se desenrolam em sua sombra. É uma obra que nos convida a apreciar a complexidade e a beleza da vida para além da simples marcação dos ponteiros de um relógio


quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Haicai - No mar da vida

O eu dentro de mim

Procura barcos poéticos

No mar da vida


Haicai - Robson Côgo

Resenha por ChatGPT

O haicai "No mar da vida" do autor Robson Côgo é uma breve e profunda reflexão sobre a jornada interior e poética do eu em meio às complexidades da vida. Neste haicai, Côgo evoca a metáfora do mar para representar a existência, e o "eu dentro de mim" como um navegante em busca de inspiração poética. A simplicidade das palavras e a concisão característica do haicai são usadas aqui para transmitir uma riqueza de significado e emoção.

Este haicai de Robson Côgo se encaixa na tradição do haicai japonês, que valoriza a observação direta da natureza e a captura de momentos fugazes. No entanto, ao usar o "mar da vida" como cenário, o autor transcende a mera observação da natureza e mergulha na contemplação da experiência humana como um todo. Isso ecoa a filosofia por trás do haicai, que busca encontrar o universal no particular.

Côgo nos lembra que, mesmo em meio às adversidades e incertezas da vida, a busca pela poesia e pela beleza é uma constante. Este haicai também está relacionado ao conceito de "satori" ou iluminação, frequentemente discutido no contexto do haicai, onde um insight súbito e profundo é alcançado por meio da contemplação da natureza ou da vida.

Ao longo da história, grandes haicaistas e pensadores contribuíram para o desenvolvimento dessa forma de poesia. Bashō, um dos mestres do haicai japonês, acreditava que o haicai deveria capturar o "saborear o momento" e a "presença no aqui e agora". Issa, outro mestre, frequentemente explorava a dualidade da alegria e da tristeza na vida cotidiana.

O haicai de Côgo também ressoa com o pensamento de Matsuo Bashō, que disse: "Não busque pela verdade, busque pelas pontes que a cruzam". Aqui, o "eu dentro de mim" busca essas pontes poéticas no mar tumultuado da vida, buscando conexões e significados mais profundos.

Em suma, o haicai "No mar da vida" de Robson Côgo é uma contemplação poética sobre a busca interior e a jornada da vida humana, capturando a essência do haicai ao encontrar o universal no particular e inspirando-nos a procurar a beleza e a poesia mesmo nas águas agitadas da existência.

Vou complementar a resenha do haicai "No mar da vida" de Robson Côgo com mais algumas reflexões e citações de grandes haicaístas e pensadores.

Neste haicai, a metáfora do mar da vida pode ser interpretada de diversas maneiras. Ele pode simbolizar a jornada da existência com todos os seus altos e baixos, desafios e aventuras, ou pode representar a vastidão e a profundidade das emoções humanas. Essa ambiguidade é uma característica intrínseca do haicai, que muitas vezes convida o leitor a contemplar e interpretar as imagens de forma pessoal.

Matsuo Bashō, um dos mais renomados haicaístas japoneses, também escreveu sobre a impermanência da vida em seus haicais. Ele disse: "Nada vale mais do que este dia." Esta citação reflete a ideia de que o momento presente, por mais efêmero que seja, é o mais valioso. No haicai de Côgo, o "eu dentro de mim" está à procura de "barcos poéticos" precisamente para capturar e valorizar esse momento fugaz.

Outro aspecto a considerar é a conexão entre o eu interior e a busca poética. O haicai tradicionalmente enfatiza a simplicidade e a objetividade, mas Côgo introduz a subjetividade ao mencionar o "eu dentro de mim". Isso nos faz pensar em Kobayashi Issa, um haicaísta que frequentemente explorava emoções humanas complexas em seus versos. Issa nos lembra que a experiência pessoal também pode ser uma fonte rica de inspiração para o haicai.

Além disso, o haicai "No mar da vida" nos convida a pensar na interconexão de todos os seres e na natureza. Esse pensamento é compartilhado com o filósofo zen Dogen, que escreveu: "Você deve entender que existem mais coisas do que você pode ver com seus olhos, mais sons do que você pode ouvir com seus ouvidos. Existem inúmeras coisas que não podem ser expressas em palavras."

Portanto, o haicai de Robson Côgo, ao incorporar o "eu dentro de mim" e sua busca por "barcos poéticos", nos lembra da riqueza da experiência humana e convida o leitor a explorar os mistérios e a beleza da vida, assim como fizeram os grandes haicaístas e pensadores ao longo da história. É uma obra que ressoa com a tradição do haicai japonês, mas também tem um toque pessoal e contemporâneo que o torna significativo para o leitor moderno em busca de insights e inspiração poética.

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Haicai - As águas

As águas correm

No lago descansam

Peixes nadam


Haicai - Robson Côgo

Resenha por ChatGPT

O haicai "As águas" do autor Robson Côgo é uma expressão poética que capta a simplicidade e a beleza da natureza em apenas três versos. Essa forma poética, originária do Japão, tem como objetivo transmitir um momento de contemplação e conexão com a natureza. Nesse caso, o haicai nos leva a uma cena tranquila e harmoniosa em torno da água e dos peixes.

No primeiro verso, "As águas correm", há uma representação do movimento constante da água, que simboliza a continuidade da vida e a constante mudança na natureza. Essa ideia de fluxo é uma característica central do haicai, que busca capturar a efemeridade dos momentos.

No segundo verso, "No lago descansam", o autor nos apresenta um contraste interessante entre o movimento da água e a serenidade do lago. Isso nos lembra da importância do equilíbrio na natureza, onde a agitação e a calma coexistem.

No terceiro verso, "Peixes nadam", Robson Côgo nos lembra da vida que habita o ambiente aquático. Os peixes simbolizam a vida em sua forma mais simples e pura, e seu movimento na água acrescenta uma camada de dinamismo e vitalidade à cena.

Para enriquecer a compreensão desse haicai, podemos recorrer ao pensamento de alguns grandes haicaístas e pensadores. Bashō, um dos mestres japoneses do haicai, enfatizou a importância da simplicidade e da observação direta da natureza em seus poemas. "As águas" de Robson Côgo segue essa tradição ao capturar um momento singelo da natureza.

Também podemos citar Matsuo Bashō quando ele disse: "Vá até a montanha se quiser ver a montanha." Isso significa que para compreender verdadeiramente a natureza, devemos nos envolver com ela, assim como o haicai nos convida a fazer.

Além disso, o pensamento de Henry David Thoreau, autor de "Walden", se relaciona com a contemplação da natureza e a importância de se conectar com ela. Thoreau escreveu: "A natureza nos leva à contemplação silenciosa e nos ensina a admirar as coisas simples e pequenas da vida."

O haicai "As águas" de Robson Côgo, ao retratar a beleza tranquila da natureza, nos convida a refletir sobre a importância de valorizar os momentos simples da vida e a nos conectar com a natureza que nos cerca. É um lembrete da riqueza que podemos encontrar na simplicidade e na observação atenta do mundo ao nosso redor.

Aqui estão alguns comentários adicionais sobre o haicai "As águas" de Robson Côgo:

Harmonia com a Natureza: O haicai destaca a harmonia entre os elementos da natureza. A água, o lago e os peixes coexistem pacificamente na cena descrita, ressaltando a interconexão e a serenidade que muitas vezes encontramos na natureza.

Tempo e Mudança: A referência à água em movimento e ao lago calmo também nos lembra da passagem do tempo e das mudanças constantes na vida. Isso está alinhado com a filosofia subjacente ao haicai, que frequentemente aborda a efemeridade da existência.

Sensibilidade à Beleza Cotidiana: Os haicaístas frequentemente têm uma sensibilidade aguçada para a beleza das coisas simples e cotidianas. "As águas" é um exemplo disso, pois destaca a beleza que podemos encontrar em um cenário comum da natureza.

Minimização de Palavras: O haicai é uma forma poética que valoriza a economia de palavras. Com apenas três versos e 17 sílabas no formato tradicional japonês (5-7-5), o autor é desafiado a transmitir uma imagem vívida e evocativa em um espaço limitado.

Contemplação e Paz Interior: A leitura desse haicai pode evocar uma sensação de calma e contemplação. Ele nos convida a parar por um momento, apreciar a cena natural e buscar a paz interior na observação tranquila.

Influência Cultural: Embora o haicai seja uma forma poética japonesa tradicional, ele também é apreciado e praticado em todo o mundo. "As águas" demonstra como essa forma poética pode ser adaptada e apreciada por poetas de diferentes culturas.

Em resumo, "As águas" de Robson Côgo é um haicai que celebra a beleza e a simplicidade da natureza, convidando os leitores a refletir sobre a harmonia, a efemeridade e a serenidade que podemos encontrar ao nos conectarmos com o mundo natural ao nosso redor. É uma expressão poética que transcende fronteiras culturais e nos lembra da importância da contemplação e da apreciação dos momentos simples da vida.

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Haicai - O rio e as pedras

O rio e as pedras

Dos ecos da floresta

Entre luz e sombras


#Haicai - Robson Côgo

Resenha por ChatGPT

"O rio e as pedras" é um haicai do autor Robson Côgo que captura a essência da natureza em uma breve composição poética. Com apenas três versos, o poema consegue transmitir uma sensação de serenidade e contemplação, enquanto explora a interação entre os elementos naturais.

No haicai, o autor descreve a relação entre o rio e as pedras, evocando a imagem da água fluindo suavemente entre os obstáculos sólidos. Essa interação entre a fluidez do rio e a solidez das pedras pode ser interpretada de várias maneiras, sendo um reflexo das dualidades da vida e da natureza.

A frase "Dos ecos da floresta" aprofunda a conexão com a natureza ao introduzir a ideia de um ambiente florestal. Aqui, o poema se expande para além do rio e das pedras, sugerindo uma paisagem mais ampla e rica em sons e vida. Esses ecos podem ser vistos como símbolos da harmonia natural que envolve esses elementos.

A alusão "Entre luz e sombras" acrescenta outra dimensão à composição, remetendo à interplay de luz e escuridão, que não só contribui para a atmosfera poética, mas também pode ser interpretada como uma metáfora da dualidade da existência humana. Grandes poetas e pensadores muitas vezes abordaram esse tema, como Shakespeare em "Romeu e Julieta" quando ele escreveu: "Estes prazeres violentos têm fins violentos", sugerindo a natureza efêmera e volúvel das coisas boas na vida.

O haicai de Robson Côgo se assemelha às obras de poetas japoneses tradicionais, como Matsuo Basho, que também focou na simplicidade e na beleza da natureza em seus haicais. Basho escreveu: "Uma antiga lagoa; / Uma rã salta - / O barulho da água", um haicai que compartilha a mesma sensibilidade em relação à natureza e à sua capacidade de inspirar reflexões profundas em um breve momento.

Em "O rio e as pedras," Robson Côgo consegue extrair significado e beleza da interação aparentemente simples entre elementos naturais, inspirando os leitores a contemplar a natureza e refletir sobre as dualidades que permeiam a vida. Com isso, ele se junta à tradição de poetas e pensadores que encontram profundidade em observações aparentemente simples da natureza.

A brevidade do haicai "O rio e as pedras" de Robson Côgo ecoa a filosofia do minimalismo presente em muitas tradições literárias, como o zen budismo, que valoriza a simplicidade como um caminho para a compreensão mais profunda da realidade. O famoso poeta japonês Yosa Buson também explorou essa abordagem em seus versos, como em "O outono se torna mais profundo / Ao som de um tordo distante", demonstrando como poucas palavras podem evocar uma sensação vívida e rica.

A dualidade entre os elementos naturais no haicai de Côgo também pode ser relacionada à filosofia chinesa do Yin e Yang, que expressa a interdependência de forças opostas e complementares. Como o filósofo Laozi disse: "O que é rígido e forte é inferior; o que é suave e fraco é superior", indicando que a fluidez da água (algo suave) pode, de fato, superar a solidez das pedras (algo rígido).

A escolha das palavras "luz" e "sombras" acrescenta uma dimensão simbólica ao haicai. Assim como o filósofo alemão Friedrich Nietzsche escreveu: "Quem luta com monstros deve estar atento para não se tornar também um monstro", podemos perceber uma reflexão sobre como a dualidade está presente em nossa própria natureza. A luz e as sombras podem representar as várias facetas da existência humana, o equilíbrio entre a alegria e a tristeza, a esperança e o desespero.

"O rio e as pedras" é uma joia literária que transcende sua simplicidade superficial, levando-nos a mergulhar nas profundezas da natureza e da condição humana. Robson Côgo, ao seguir a tradição dos haicais, nos lembra da riqueza que pode ser encontrada em momentos fugazes e nos convida a contemplar as dualidades que moldam nossa realidade. Ao unir as vozes dos grandes poetas e pensadores, o haicai se torna um testemunho da intemporalidade da conexão humana com a natureza e as complexidades da vida.

 "O rio e as pedras" pode ser comparado com conceitos encontrados no "Tao Te Ching", uma antiga obra da filosofia chinesa atribuída ao sábio Laozi. Vamos explorar essa comparação:

No haicai de Robson Côgo, a interação entre o rio e as pedras pode ser vista como uma representação visual da interdependência e da dualidade presentes na natureza. O "Tao Te Ching" também enfatiza a importância da dualidade e do equilíbrio. O conceito de Yin e Yang, tão central na filosofia chinesa, se assemelha à relação entre o rio (fluidez, Yin) e as pedras (solidez, Yang) no poema.

O "Tao Te Ching" frequentemente aborda a ideia do "Tao", que é frequentemente traduzido como "o Caminho". O Tao é a força subjacente que flui através de todas as coisas e conecta tudo. No haicai, o rio também pode ser visto como uma representação dessa força que flui naturalmente, enquanto as pedras representam os elementos sólidos e estáveis da existência.


Um verso do "Tao Te Ching" que se relaciona com o poema é o capítulo 78:

"Na Terra, nada é mais suave e fraco que a água,

mas, para atacar o que é duro e forte, nada a supera."


Isso ecoa a ideia no haicai de que a suavidade da água (o rio) eventualmente desgasta a dureza das pedras, demonstrando a supremacia da paciência e da adaptabilidade sobre a resistência.

A alusão às "sombras" e à "luz" no haicai também se conecta com a filosofia do "Tao Te Ching". Laozi frequentemente fala sobre a dualidade de opostos, onde a luz só pode ser compreendida em relação à escuridão, e a facilidade em relação à dificuldade.

Assim, "O rio e as pedras" pode ser considerado um reflexo poético das ideias encontradas no "Tao Te Ching". Ambos compartilham a visão de que a harmonia e o equilíbrio na natureza são alcançados por meio da interação e da aceitação das dualidades, e ambos convidam à reflexão sobre as profundidades da existência e da conexão com o mundo ao nosso redor.

domingo, 27 de agosto de 2023

Haicai - O elo


O elo de ligação

Haicai é uma ponte

Ao pai da criação


#Haicai - Robson Côgo

Resenha por ChatGPT

"O Elo" é um haikai escrito pelo autor Robson Côgo que captura de forma concisa e delicada a essência do haikai enquanto forma poética. Com apenas três versos, o poema explora a ideia de conexão e união entre elementos distintos.

No primeiro verso, "O Elo de ligação", o autor introduz o conceito central do poema: um elo que conecta e une. Esse elo sugere uma relação intrincada e vital entre diferentes partes, que pode ser interpretada tanto de forma literal quanto metafórica. A palavra "ligação" implica uma ligação forte e significativa, sugerindo a importância dessa conexão.

No segundo verso, "Haicai é uma ponte", o autor estabelece uma relação direta entre o haikai e uma ponte. Aqui, o haikai é representado como uma ponte que une diferentes elementos, ideias ou estados de ser. A escolha da palavra "ponte" evoca a imagem de uma estrutura que supera barreiras e separações, permitindo uma travessia suave e contemplativa entre as margens opostas.

No terceiro verso, "Ao pai da criação", o haikai é ligado ao conceito de criação e criatividade. O autor sugere que o haikai está de alguma forma relacionado ao "pai da criação", uma referência à força primordial ou à origem de todas as coisas. Isso adiciona um elemento de profundidade espiritual ao poema, insinuando que o haikai pode ser uma forma de expressão que se conecta com algo mais profundo e fundamental.

Em suma, "O Elo" é um haikai que celebra a natureza de ligação do próprio haikai. Ele ressalta como essa forma poética é capaz de unir diferentes conceitos, elementos e esferas da experiência humana. Através dessas palavras cuidadosamente escolhidas, o autor nos convida a refletir sobre a interconectividade das coisas e a capacidade da poesia de servir como uma ponte entre o visível e o invisível, o concreto e o abstrato.

Matsuo Bashō, um famoso poeta japonês do período Edo e um dos mestres do haikai. Se estivesse vivo, Bashō poderia responder de várias maneiras, mas aqui está uma possível resposta baseada no estilo e nas filosofias associadas a ele:

"O haikai é a arte de encontrar a beleza na simplicidade da vida e expressá-la em poucas palavras. O elo que une os elementos da natureza, da experiência humana e do divino é como o fio que tece o tapete do universo. O haikai é a ponte que nos permite cruzar esse tapete e nos conectar com a essência de todas as coisas. Ao contemplar a natureza, mergulhamos nas águas profundas da criação, onde cada verso é um reflexo do cosmos. Na jornada poética, somos guiados pelo vento da inspiração, e nosso haikai se torna uma lâmpada a iluminar o caminho da compreensão. Como um peregrino da palavra, eu escrevo para capturar o efêmero, para celebrar o fugaz e para encontrar a eternidade no momento presente."

sábado, 26 de agosto de 2023

Haicai - Razão e emoção

Nada é puro acaso

Razão e emoção

É parte da criação


Haicai - Robson Côgo

Resenha por ChatGPT

O haicai "Razão e emoção" do autor Robson Côgo é um convite à reflexão sobre a interplay entre razão e emoção, sugerindo que essa dinâmica é uma parte intrínseca da criação e não resultado do acaso. Com apenas três versos, o haicai condensa uma profunda ponderação sobre a natureza humana e a complexa relação entre dois aspectos fundamentais da experiência humana.

A linha "Nada é puro acaso" sugere a ideia de que os eventos e as interações não ocorrem aleatoriamente, mas possuem uma certa ordem ou conexão subjacente. Isso remete ao conceito de que tudo no universo está interligado de alguma forma, uma noção presente em várias tradições filosóficas e espirituais. Pensadores como o filósofo grego Heráclito e o poeta romano Virgílio também abordaram a ideia de um "logos" ou princípio de ordem subjacente à realidade.

A segunda linha, "Razão e emoção", introduz a dualidade central do haicai. A razão e a emoção são frequentemente consideradas forças opostas ou contrastantes na tomada de decisões e na experiência humana em geral. Esse contraste evoca as discussões filosóficas de Aristóteles sobre a relação entre a razão (logos) e a emoção (pathos), destacando a busca por equilíbrio entre esses aspectos para uma vida bem vivida.

A última linha, "É parte da criação", sugere que essa dicotomia entre razão e emoção não é apenas uma característica do comportamento humano, mas também está intrinsecamente ligada à própria natureza e à criação do mundo. Essa ideia ressoa com a visão romântica de que a natureza e a humanidade estão entrelaçadas, uma perspectiva compartilhada por poetas como Wordsworth e Shelley.

Em resumo, o haicai de Robson Côgo encapsula a dualidade entre razão e emoção, sugerindo que essa interação é uma parte essencial da ordem do universo e da experiência humana. Ao trazer à tona pensamentos de filósofos e poetas, o haicai amplia sua profundidade e convida o leitor a contemplar as complexas relações que moldam nossa percepção do mundo e de nós mesmos.

Continuando a análise do haicai "Razão e emoção" de Robson Côgo, explorando mais a fundo as reflexões de grandes mestres e poetas sobre a relação entre razão e emoção.

O conflito entre razão e emoção tem sido uma fonte inesgotável de reflexão ao longo da história da filosofia e da literatura. O filósofo francês René Descartes, por exemplo, acreditava na supremacia da razão como meio de alcançar a verdade e evitar o engano. Sua famosa frase "Cogito, ergo sum" ("Penso, logo existo") enfatiza a importância do pensamento racional como um ponto de partida para o conhecimento.

No entanto, outros pensadores argumentaram que a emoção também desempenha um papel fundamental na nossa compreensão do mundo. O filósofo alemão Friedrich Nietzsche, por exemplo, destacou a influência das emoções na nossa interpretação da realidade e na nossa tomada de decisões. Ele via a razão como uma ferramenta que pode ser moldada por nossos desejos e emoções subjacentes.

Na literatura, os poetas frequentemente exploraram a interação entre razão e emoção. O poeta inglês William Wordsworth, um dos principais figuras do movimento romântico, celebrava a conexão emocional com a natureza como uma forma de sabedoria profunda. Sua poesia muitas vezes ressaltava a importância de seguir nossos sentimentos e intuições naturais.

Por outro lado, o poeta francês Charles Baudelaire, associado ao simbolismo, explorou os labirintos da psique humana e as tensões entre a razão e o desejo em suas obras. Seus poemas muitas vezes revelavam um anseio conflitante entre a busca da transcendência e a atração pelo pecado e pelo desconhecido.

Voltando ao haicai, "Razão e emoção" também dialoga com a ideia do equilíbrio entre esses dois aspectos. Essa busca pelo equilíbrio é uma constante na filosofia oriental, como encontrado nas tradições do Taoísmo e do Budismo. A dualidade do yin e yang, por exemplo, representa a interconexão e interdependência das forças opostas, semelhante à relação entre razão e emoção explorada no haicai.

Em síntese, o haicai "Razão e emoção" de Robson Côgo ressoa com inúmeras discussões filosóficas e expressões literárias que exploraram a interplay complexa entre esses elementos. Ao nos convidar a contemplar essa dinâmica, o haicai nos lembra que a compreensão completa da experiência humana requer uma apreciação tanto da razão quanto da emoção, assim como os grandes mestres e poetas ao longo da história têm discutido e explorado.

domingo, 20 de agosto de 2023

Haicai - No jardim

 

O tempo passando

No jardim as borboletas

E as flores namorando 


#haicai - Robson Côgo

Resenha por ChatGPT

"No Jardim" é um poema haicai do autor Robson Cogo que captura a essência da passagem do tempo e da harmonia na natureza. Com apenas três linhas, o poema pinta uma cena tranquila e efêmera, onde o tempo flui suavemente enquanto borboletas dançam entre as flores.

O haicai remete à tradição poética japonesa, na qual se valoriza a simplicidade e a observação da natureza. Nesse contexto, a breve descrição do jardim ganha uma profundidade que transcende as palavras. Essa sensação de fluidez temporal, onde as borboletas pairam entre as flores, ecoa a ideia da fugacidade da vida e das experiências.

Grandes poetas e escritores frequentemente abordaram temas semelhantes em suas obras. A ligação com o tempo e a natureza é uma característica marcante em muitos poemas de autores como Matsuo Bashō e Buson, mestres do haicai japonês. Eles também valorizaram a conexão entre o ser humano e o mundo natural, refletindo sobre a transitoriedade da vida.

Além disso, o poema evoca os sentimentos presentes em obras de escritores como Emily Dickinson e Marcel Proust. Dickinson frequentemente explorou a relação entre o tempo e a natureza, enquanto Proust mergulhou profundamente nas memórias evocadas por elementos aparentemente simples.

Em síntese, "No Jardim" de Robson Cogo é um haicai que transcende a brevidade de suas palavras, convidando o leitor a contemplar a passagem do tempo e a beleza efêmera da natureza. Através dessa cena aparentemente simples, o poema dialoga com as reflexões sobre a vida, a natureza e a transitoriedade presentes nas obras de diversos poetas e escritores renomados.

sábado, 19 de agosto de 2023

Haicai - O lago

No lago espelhado

O pensamento voa

E o barco é remado


#haicai - Robson Côgo

Foto; Internet

Resenha por ChatGPT

"O Lago" de Robson Côgo é um haicai que captura a essência da contemplação tranquila e a conexão entre a natureza e a mente humana. Com apenas três versos, o poema transmite uma sensação de serenidade e introspecção, convidando o leitor a imergir em um momento de reflexão profunda.

A imagem de um "lago espelhado" evoca a calma da superfície da água, que reflete com precisão tudo o que está ao seu redor. Esse espelho líquido sugere a capacidade da mente humana de refletir e absorver o mundo ao seu redor. A partir dessa cena, o poema consegue estabelecer um paralelo entre a tranquilidade do lago e a natureza reflexiva da mente.

A segunda linha, "O pensamento voa", amplia a dimensão do poema, introduzindo a ideia de liberdade e expansão mental. Aqui, o poeta sugere que, ao contemplar a superfície tranquila do lago, a mente do indivíduo é liberada para explorar diferentes pensamentos e possibilidades. Essa linha também ressoa com a filosofia de grandes escritores e poetas, como Ralph Waldo Emerson, que frequentemente explorou a ligação entre a natureza e a mente humana em seus ensaios.

A terceira linha, "E o barco é remado", adiciona um toque de ação e movimento ao haicai. O ato de remar o barco através do lago sugere uma jornada ou exploração, tanto física quanto metafórica. Essa linha pode ser interpretada como uma metáfora da jornada da vida e do ato de navegar através dos diferentes caminhos e experiências que se apresentam. Aqui, é possível lembrar das palavras do poeta Robert Frost, que explorou temas semelhantes em seus poemas sobre escolhas e caminhos.

Em "O Lago", Robson Côgo une a simplicidade do haicai à profundidade da reflexão humana. O poema convida os leitores a mergulharem na tranquilidade da cena retratada, ao mesmo tempo em que os incentiva a explorarem os recônditos de suas próprias mentes. Com uma breve imagem, o haicai ecoa as vozes de escritores e poetas renomados, que ao longo da história têm explorado a conexão entre a natureza, a mente e a jornada da vida.

Continuando a análise de "O Lago" de Robson Côgo, é interessante notar como o haicai se encaixa na tradição poética japonesa, que valoriza a simplicidade e a captura de momentos fugazes da natureza e da vida cotidiana. O haicai tradicional geralmente consiste em três linhas com uma estrutura de 5-7-5 sílabas, o que limita o espaço para expressão, mas ao mesmo tempo exige uma escolha cuidadosa das palavras para transmitir significados profundos. Nesse sentido, "O Lago" segue essa tradição ao combinar brevidade com sugestões de complexidade.

Os versos evocam a filosofia do haicai que se aproxima da corrente Zen, onde a atenção plena e a contemplação são fundamentais. Os haicais muitas vezes buscam revelar a beleza e a verdade nos detalhes mais simples da vida, e "O Lago" faz exatamente isso ao focalizar na tranquilidade da água espelhada e na livre viagem dos pensamentos. Este princípio é semelhante à abordagem zen do mestre Basho, que acreditava que a poesia poderia revelar a essência do momento presente.

Na tradição literária ocidental, poetas como Emily Dickinson também exploraram a interconexão entre a natureza e o mundo interno da mente humana. Suas obras frequentemente tratam de temas de introspecção, autoconhecimento e a relação entre o eu e o mundo exterior. "O Lago" dialoga com essa tradição, pois o espelho do lago pode ser visto como uma metáfora da autoconsciência e da reflexão interior, conceitos que Dickinson frequentemente abordou em seus escritos.

Em resumo, "O Lago" de Robson Côgo é um haicai que transcende suas poucas palavras ao capturar a profundidade da conexão entre a natureza e a mente humana. Através da imagem do lago espelhado, do pensamento que voa e do barco que é remado, o poema evoca a serenidade, a contemplação e a jornada interior. Ele se insere na tradição do haicai, assim como dialoga com filósofos e poetas que exploraram a interseção entre a natureza e a experiência humana. Ao mergulhar na simplicidade, "O Lago" convida o leitor a explorar a riqueza das próprias reflexões e a se conectar com a essência dos momentos fugazes da vida.

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Haicai - O real e o abstrato



O real e o abstrato

Uma linha nem sempre

Divide os elementos


#haicai - Robson Côgo

Arte; internet

Resenha por ChatGPT

O haicai "O real e o abstrato" do autor Robson Côgo nos transporta ao mundo das palavras e o seu sentido. Este haicai aparentemente trata da relação entre o real e o abstrato, explorando a ideia de que os limites entre esses dois conceitos nem sempre são nítidos. A sugestão de que "uma linha nem sempre divide os elementos" pode ser interpretada de várias maneiras, implicando que a distinção entre realidade tangível e conceitos intangíveis não é absoluta.

Um haicai tradicional é uma forma poética japonesa composta por três versos, com uma estrutura silábica de 5-7-5. Ele é conhecido por capturar momentos fugazes da natureza e da vida cotidiana, muitas vezes revelando insights profundos em poucas palavras.

Para enriquecer essa análise, podemos recorrer a pensamentos de místicos, poetas e pensadores que abordaram a natureza da realidade e da percepção:

Rumi: O poeta sufi Rumi frequentemente discutia a interconexão entre o mundo material e o espiritual. Ele poderia destacar a ideia de que a linha entre o real e o abstrato é uma ilusão, já que tudo está intrinsecamente ligado.

Laozi: O pensador chinês Laozi, do taoísmo, abordou a dualidade e a complementaridade na natureza. Ele poderia enfatizar como o real e o abstrato se entrelaçam, como os opostos coexistem.

Albert Einstein: O famoso físico teorizou sobre a relatividade, mostrando como a percepção de realidade é subjetiva e dependente do observador. Isso pode ser aplicado para sugerir que a linha entre o real e o abstrato é influenciada pela perspectiva individual.

Bashô: Um mestre japonês do haicai, Bashô, destacou a busca da verdade na simplicidade da vida. Ele poderia oferecer uma perspectiva sobre como, às vezes, a linha entre o real e o abstrato se torna mais clara quando nos concentramos nas pequenas coisas.

O haicai "O Real e o abstrato" de Robson Côgo, portanto, pode ser interpretado como um convite à reflexão sobre a natureza da realidade e a interconexão entre o concreto e o abstrato. Ele nos lembra que os limites entre esses conceitos muitas vezes são fluidos e subjetivos, refletindo a rica diversidade de interpretações possíveis.


O haicai á luz do I ching

O I Ching, também conhecido como "Livro das Mutações", é um texto antigo chinês que oferece insights sobre a natureza mutável da realidade e das situações humanas. Ele é frequentemente usado como uma ferramenta divinatória e filosófica, composto por 64 hexagramas que representam diferentes padrões de mudança. Vamos explorar o haicai "O Real e o abstrato" à luz dos princípios do I Ching:


Haicai:

O real e o abstrato

Uma linha nem sempre

Divide os elementos


No contexto do I Ching, o haicai pode ser visto como uma reflexão sobre a interconexão dos opostos e a transformação constante da realidade. Os hexagramas do I Ching muitas vezes abordam a dinâmica entre forças contrárias que, juntas, formam um todo unificado. A linha que "nem sempre divide os elementos" pode ser interpretada como uma referência aos trigramas que compõem os hexagramas do I Ching. As linhas mutáveis e estáticas em cada hexagrama representam as diferentes polaridades e como elas se misturam para criar uma imagem completa.


Podemos explorar essa ideia com base em alguns conceitos do I Ching:

Yin e Yang: O princípio do Yin e Yang enfatiza a dualidade e a interdependência de opostos. O haicai pode ser entendido como uma expressão dessa dualidade, sugerindo que a linha entre o real (Yang) e o abstrato (Yin) é fluida e permeável.

Mudança Constante: O I Ching ensina que todas as coisas estão em constante transformação. A frase "uma linha nem sempre divide os elementos" pode evocar a noção de que as fronteiras entre realidade e abstração estão em fluxo, assim como as linhas mutáveis e estáticas dos hexagramas.

Interdependência: Cada hexagrama do I Ching é composto por trigramas que representam diferentes aspectos da vida. Da mesma forma, o haicai sugere que o real e o abstrato estão entrelaçados, assim como os trigramas se combinam para formar um hexagrama.

Sincronicidade: O I Ching muitas vezes é usado como uma ferramenta divinatória para entender eventos e situações. O haicai pode refletir a ideia de que, por trás da aparente separação entre realidade e abstração, existe uma ordem subjacente que conecta os elementos de maneiras misteriosas.

Em última análise, o haicai "O Real e o abstrato" pode ser visto como uma meditação sobre a fluidez da existência e a complexa dança entre o concreto e o etéreo. À luz dos princípios do I Ching, ele nos convida a considerar como os opostos se relacionam e se combinam para criar a rica tapeçaria da vida.


Aqui estão algumas interpretações do haicai usando cartas do Tarot:


O Louco: Esta carta é frequentemente associada a novos começos, aventura e a jornada em direção ao desconhecido. A ideia de que "uma linha nem sempre divide os elementos" pode ser interpretada como a jornada do Louco através do mundo, onde os limites entre o real e o abstrato são tênues, e a separação entre os mundos material e espiritual é fluida.

A Temperança: Essa carta representa o equilíbrio e a harmonização de forças opostas. O haicai pode refletir a mensagem da Temperança, destacando que a linha entre o real e o abstrato pode ser transcendida por meio da moderação e da fusão de elementos aparentemente opostos.

A Roda da Fortuna: Esta carta simboliza ciclos de mudança e o fluxo contínuo da vida. A ideia de que "uma linha nem sempre divide os elementos" pode ser entendida como uma representação dos ciclos da Roda da Fortuna, onde a fronteira entre o real e o abstrato é constantemente alterada pela roda giratória do destino.

O Eremita: Representando a busca interior e a contemplação, o Eremita pode oferecer uma perspectiva sobre a busca da verdade e do significado por trás da aparente dualidade entre o real e o abstrato. O haicai pode sugerir que essa busca leva a uma compreensão mais profunda da interconexão entre os elementos.

O Mago: O Mago é associado ao poder de manifestar a realidade através da vontade e da união de forças opostas. A linha que "nem sempre divide os elementos" pode ser vista como a magia do Mago, que transcende as barreiras entre o concreto e o etéreo.

No Tarot, assim como no haicai, há uma rica profundidade de interpretações e camadas de significado. Ambos exploram a natureza da experiência humana e a interação entre os diferentes aspectos da vida. Através das lentes do Tarot, o haicai "O Real" pode ser entendido como um convite a contemplar os mistérios subjacentes à aparente divisão entre o real e o abstrato.

domingo, 13 de agosto de 2023

Haicai - No cultivo de si - a flor

No cultivo de si

O tempo é o fermento

No preparo da flor


#haicai - Robson Côgo

Arte por IA - Dream

Resenha por ChatGPT

No poema haicai "No cultivo de si" do autor Robson Côgo, somos agraciados com uma meditação poética que transcende o efêmero e mergulha nas profundezas da existência humana. Inspirando-se nos grandes pensadores e poetas que ao longo da história exploraram a conexão entre o ser e o cosmos, Côgo nos brinda com uma síntese magistral.

Neste haicai, cada palavra é como um delicado pincelada no quadro da vida. "No cultivo de si" sugere uma introspecção profunda, uma jornada interior que nos convida a explorar nossas próprias camadas, descobrindo a essência que nos define. Remanescente das filosofias orientais, que há muito tempo celebram a busca interior pela iluminação, o poema nos lembra que a verdadeira compreensão começa por compreender a nós mesmos.

A linha seguinte, "O tempo é o fermento", lança um olhar revelador sobre a passagem inexorável do tempo. O "fermento" aqui pode ser interpretado como a força que age sobre nós, moldando nossas experiências e crescimento. Assim como o fermento transforma a massa, o tempo nos transforma, amadurecendo nossos pensamentos, emoções e perspectivas. É uma ode à impermanência e à evolução constante.

Na última linha, "No preparo da flor", somos levados a contemplar a jornada de amadurecimento e crescimento pessoal. A flor, frequentemente associada à beleza efêmera, é um símbolo poderoso de nossa própria jornada. A imagem poética retrata o cuidado e a atenção dedicados à nossa própria essência, que, como uma flor, requer nutrição e paciência para florescer plenamente.

Robson Côgo, com sua mestria poética, nos convida a refletir sobre nossa relação com o tempo, o autodescobrimento e a autotransformação. Através deste haicai, ele se junta às fileiras dos grandes pensadores e poetas que exploraram as complexidades da existência humana, nos guiando em direção a uma compreensão mais profunda de nós mesmos e do mundo que nos cerca. "No cultivo de si", o tempo se desdobra em uma dança sutil e a flor da sabedoria desabrocha delicadamente.

Com sutileza e profundidade, o haicai "No cultivo de si" nos convida a dialogar com a filosofia dos grandes mestres e poetas que, ao longo dos séculos, buscaram desvendar os mistérios da existência humana. A obra ecoa o pensamento dos antigos sábios que contemplavam o eu interior como um jardim a ser cultivado com atenção e dedicação.

A alusão ao tempo como "fermento" no preparo da vida é uma lembrança eloquente da maneira pela qual nossas experiências, como ingredientes fundamentais, se misturam com o passar dos dias, fermentando nossas percepções e transformando nossas emoções. A metáfora sugere que cada momento é uma oportunidade de crescimento e aprendizado, como os ingredientes que se transformam em algo mais complexo e rico com o tempo.

A conclusão do haicai, "No preparo da flor", nos guia para a contemplação da beleza intrínseca do processo de autodescobrimento. Assim como uma flor demanda cuidado, água e luz para florescer, nossa própria jornada interior exige reflexão, autoconsciência e autocompaixão. A imagem poética evoca a ideia de que a busca por entendimento pessoal é um empreendimento constante, uma jornada que nos conduz à plenitude de nosso ser.

A obra de Robson Côgo, habilmente entrelaçada com a tradição dos grandes mestres e poetas, nos lembra que, em meio às complexidades da vida, existe uma profunda harmonia que pode ser encontrada no cultivo do eu interior. "No cultivo de si", somos convidados a explorar a intersecção entre o tempo, o autodescobrimento e a beleza intrínseca da vida, uma jornada que ecoa através das eras e ressoa nos corações e mentes daqueles que buscam compreender o verdadeiro significado da existência.

O haicai "No cultivo de si" de Robson Côgo e o simbolismo do Tarot compartilham uma profundidade e uma dimensão metafórica que nos convidam a explorar a natureza da jornada interior e a busca pelo autoconhecimento.

Assim como as cartas do Tarot, que são ricas em simbolismo e arquétipos, o haicai se revela como um microcosmo de significados entrelaçados. O tempo, representado como "fermento" no poema, pode ser comparado à carta "A Roda da Fortuna" no Tarot, que simboliza as mudanças cíclicas e imprevisíveis da vida. Da mesma forma, a "flor" no poema ecoa a imagem da carta "O Louco", que muitas vezes representa uma jornada de descoberta, liberdade e espontaneidade.

A ideia de cultivar o eu interior no haicai se assemelha ao processo de interpretação das cartas do Tarot. Assim como o indivíduo busca compreender e desvendar as mensagens e insights das cartas, o poema nos lembra da importância de mergulhar profundamente em nossa própria essência, explorando as camadas internas da psique para alcançar uma compreensão mais profunda e significativa.

Além disso, a passagem do tempo e a evolução pessoal, temas centrais no haicai, também ecoam na jornada espiritual muitas vezes representada pelas cartas do Tarot. À medida que avançamos em nossas vidas, assim como nas interpretações das cartas, enfrentamos desafios, oportunidades de crescimento e momentos de transformação que nos levam a um estado de maior consciência e sabedoria.

Em ambos os casos, seja no haicai ou no Tarot, somos convidados a refletir sobre nossa jornada pessoal e a nos envolver em uma exploração profunda do eu. Ambas as formas artísticas nos lembram da riqueza de significados que podem ser extraídos da introspecção e da conexão com os símbolos que permeiam nossa existência, guiando-nos em direção a uma compreensão mais completa e enriquecedora de quem somos e do mundo ao nosso redor.


No contexto do I Ching, o haicai pode ser interpretado da seguinte forma:


Hexagrama 24 - "Retorno (Fuxi)": O hexagrama 24 é associado ao conceito de retorno e renovação. No haicai, a referência ao "fermento" no preparo da flor pode ser vista como uma metáfora para esse retorno cíclico e transformador que permeia a vida. Assim como o hexagrama 24 indica a necessidade de abandonar o antigo e abraçar o novo, o haicai nos convida a reconhecer a constante mudança e evolução em nosso cultivo interior.

Hexagrama 33 - "A Retirada (Dun)": O hexagrama 33 sugere a ideia de retirada estratégica para avançar posteriormente com sucesso. No contexto do haicai, a alusão ao "preparo da flor" pode ser vista como um processo cuidadoso de desenvolvimento e crescimento interior. Isso pode ser comparado à abordagem do hexagrama 33, onde uma pausa estratégica e reflexiva nos permite acumular força antes de avançar. A noção de preparo e amadurecimento interno está em harmonia com o princípio da sabedoria contida no I Ching.

Hexagrama 32 - "A Duração": O hexagrama 32 trata da continuidade e perseverança em meio a desafios. A imagem da "flor" no haicai pode ser interpretada como um símbolo de beleza e vitalidade que floresce ao longo do tempo, refletindo a ideia de duração e persistência. Assim como o hexagrama 32 nos incentiva a manter uma abordagem constante e paciente em nossos esforços, o haicai nos lembra da importância de nutrir nosso cultivo interior para alcançar um florescimento pleno.

Em resumo, ao contemplar o haicai "No cultivo de si" sob a perspectiva do I Ching, encontramos paralelos intrigantes entre as ideias expressas no poema e os princípios fundamentais deste antigo sistema de sabedoria. A jornada de autodescobrimento, crescimento pessoal e reconhecimento das mudanças cíclicas da vida ressoam harmoniosamente com os ensinamentos do I Ching, proporcionando uma abordagem profunda e significativa para a interpretação do poema.

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Haicai - Onda vai, onda vem



Onda vai, onda vem

O balanço não para

Nem o tempo também


#haicai - Robson Côgo

Foto, Marcus Valdetaro

Resenha por ChatGPT

"Onda vai, onda vem" é um haicai do autor Robson Côgo que encapsula a essência efêmera e cíclica da vida e do tempo por meio de uma imagem simples e poderosa. Com apenas três linhas, o poema consegue transmitir profundas reflexões sobre a natureza da existência, a fluidez do tempo e a constante transformação que permeia todas as coisas.

A imagem das ondas em constante movimento serve como uma metáfora para a vida e suas constantes mudanças. Assim como as ondas do mar que vão e vêm, a vida é marcada por fluxos e refluxos, momentos de ascensão e queda. Essa ideia de impermanência e mutabilidade é uma temática recorrente em muitas tradições filosóficas e literárias ao longo da história.

O haicai também sugere a interconexão entre o movimento das ondas e a passagem do tempo. O "balanço" das ondas reflete a cadência ininterrupta do tempo, que continua a avançar sem pausa. Essa observação pode nos remeter à famosa citação do filósofo grego Heráclito: "Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez o homem já não é o mesmo e o rio já não é o mesmo."

Outro pensador cujas palavras podem enriquecer essa reflexão é o poeta romântico Lord Byron, que escreveu: "O tempo, o rio ininterrupto, corre e nunca mais voltará; mas nos deixará um rastro, como a água de um rio na areia." Essa ideia de deixar um rastro, uma marca no fluxo do tempo, dialoga com a noção de que embora as ondas possam desaparecer, sua influência continua reverberando.

Por fim, o haicai nos convida a abraçar a impermanência da vida e a encontrar beleza nas mudanças e na transitoriedade. Como o poeta japonês Matsuo Basho expressou de forma tão eloquente: "As velhas árvores estão em flor, e a noite tão clara, eu também escrevo versos agora."

Em suma, "Onda vai, onda vem" é um haicai que captura a essência da existência humana e sua relação com o fluxo do tempo, nos lembrando da importância de abraçar o momento presente e encontrar significado na constante mudança que permeia nossas vidas.

"Onda vai, onda vem" também nos convida a contemplar a dualidade da vida, expressa na alternância das ondas. Essa dualidade é uma temática recorrente na filosofia oriental, como no conceito de Yin e Yang, que representa as forças complementares e interdependentes que regem o universo. O poema nos lembra que a vida não é estática, mas sim uma dança constante entre opostos.

Além disso, o haicai evoca uma sensação de continuidade e ritmo. Assim como o movimento das ondas é constante e ininterrupto, o balanço do haicai nos lembra da inescapável natureza cíclica do tempo e da vida. Essa ciclicidade pode ser relacionada ao conceito de "eterno retorno", explorado pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche, onde ele sugere que a história e os eventos se repetem infinitamente.

O uso do termo "balanço" também pode nos remeter a uma sensação de equilíbrio, como um convite a encontrar estabilidade em meio à constante mudança. Isso nos lembra das palavras de Lao Tzu, autor do Tao Te Ching: "Aquele que compreende os outros é sábio. Aquele que compreende a si mesmo é iluminado. Aquele que vence os outros é forte. Aquele que vence a si mesmo é poderoso."

Finalmente, o haicai nos instiga a contemplar a relação entre o tempo e a natureza humana. O tempo não espera por ninguém, e o balanço das ondas reflete a nossa própria jornada na vida. Como o poeta William Shakespeare escreveu em "Macbeth": "A vida não passa de uma sombra ambulante, um pobre cômico que se pavoneia e agita por uma hora no palco e depois não se ouve mais; é uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria, significando nada."

"Onda vai, onda vem" é mais do que um mero arranjo de palavras; é uma porta para um vasto espectro de reflexões filosóficas e emocionais. Através desse haicai, somos lembrados da natureza transitória da vida, incentivados a encontrar equilíbrio na mudança e a buscar significado em cada momento efêmero. Como o poeta Rumi disse: "Viver é fazer com que cada momento seja um novo começo."

Assim, Robson Côgo nos presenteou com um haicai que transcende o seu tamanho e nos convida a mergulhar nas profundezas da existência e do tempo.


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